O 5º concurso de Fanfarras e Bandas do bairro de Itaquera, organizado pela Rede Salesiana de Ação Social – Obra Social Dom Bosco, ocorreu das 9 às 19 horas do domingo, 27/11, na Rua Paulo Lopes de Leão. O evento tem por finalidade estimular a organização de Bandas e Fanfarras promovendo por meio da competição, o aprimoramento de técnicas musicais, estimulando a participação espontânea em trabalhos coletivos e o culto ao civismo. O desfile contou com o apoio da Subprefeitura de Itaquera, e encerrou o calendário oficial das comemorações do 325º aniversário de Itaquera.
O Padre Rosalvino Moran Viñayo empenhou-se na acolhida de todos e com a alegria de sempre agradeceu a presença dos convidados e do público que se concentrou nas imediações do palco. O subprefeito de Itaquera lembrou que o desfile encerrava as comemorações pelo aniversário da região e afirmou que o sucesso de mais esse evento do “nosso querido padre Rosalvino” já estava mais do que certo, pois caiu no gosto do povo.
O desfile foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira foi aberta pela Fanfarra Municipal Prof.ª Maria Thereza de Castro, de Caraguatatuba e encerrado pela Banda Marcial Visconde de Cairu, da Patriarca. A segunda etapa começou com a Fanfarra Marcial Amigos, de Santa Barbara D’oeste e fechou com a Banda Marcial Esplendor Marina Vieira, do Jabaquara. Ao todo competiram no concurso 25 fanfarras e bandas divididas em fanfarra simples, fanfarra com um pisto, e banda marcial.
A bancada de jurados no palco foi composta por Osmar Augusto, Gabriel Ferreira, Mario Meira, Rogério Wanderley Brito, Leandro Pascui e José Antonio Pereira, que além de toda atenção do mundo nas apresentações, ainda respondiam com bom humor às palavras de animação do padre Rosalvino. No total, segundo informações do maestro Erich Messias do Nascimento, foram doze jurados. Os jurados do palco avaliaram o aspecto musical das bandas e fanfarras, nos quesitos conjunto, sopro e percussão. Já os jurados de pista avaliaram os aspectos conjunto e linha de frente nos quesitos coreografia e baliza.
As grandes vencedoras do dia foram a Fanfarra da EE Prof. Cid Boucault, de Mogi das Cruzes, na categoria fanfarra simples; Corporação Musical Rogério Levorin, de Francisco Morato, na categoria Fanfarra com um pisto; e Banda Marcial de Sorocaba, na categoria Banda Marcial. A tradicional Fanfarra da Obra Social Dom Bosco, sob a batuta dos maestros Erich Messias e Fabrício de Souza, encerrou o desfile com a apresentação de duas músicas.
Fonte: Prefeitura de São Paulo