O novo campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no bairro de Itaquera, na Zona Leste, pode iniciar suas atividades já neste ano. Em audiência pública realizada nesta segunda-feira (17) na Câmara Municipal, a secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Educação, Joane Vilela, disse que a Prefeitura de São Paulo deve solicitar ao Ministério da Educação recursos para a reforma de um prédio localizado no terreno onde será instalado o novo campus.
“Estamos verificando se é possível que esse recurso seja transferido para a subprefeitura ou ainda se conseguimos, através do Ministério da Educação, viabilizá-lo para a reforma”, afirmou. “Esse é o nosso compromisso para o início quase que imediato dos cursos, que é o desejo de todos nós”.
Segundo a reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, o prédio, se reformado, poderia receber os programas de extensão que já estão em andamento na região, tais como o Observatório de Políticas Públicas e a Escola de Cidadania da Zona Leste.
Também estiveram presentes na audiência pública a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leda Paulani, os vereadores Reis, Juliana Cardoso e Maria José Favarão – esta última da cidade Osasco. A arquiteta Maria Teresa de Oliveira Grillo representou também a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.
A secretária Leda Paulani lembrou que o terreno cedido pela prefeitura foi uma das prioridades do prefeito Fernando Haddad no início da gestão. “O prefeito fez questão de entregar esse terreno no aniversário da cidade”, comentou.
A secretária-adjunta Joane Vilela reafirmou ainda o compromisso da administração pública municipal na entrega do laudo técnico sobre o terreno, executado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, até o fim de julho. Somente com o documento em mãos a universidade pode dar início às obras.
O novo campus da Unifesp será instalado em uma área de 173 mil metros quadrados, dos quais 27,5 mil metros quadrados serão de área de preservação ambiental.
Ainda não há definição dos cursos no bairro de Itaquera que serão oferecidos no campus. Segundo a reitora Soraya Soubhi Smaili, um grupo de trabalho que une representantes da universidade, da Prefeitura e de movimentos sociais analisam as demandas e a oferta de cursos da região para o planejamento pedagógico da unidade. A Unifesp pretende dar início aos cursos de graduação no ainda no segundo semestre de 2014.
Na ocasião, a reitora afirmou ainda que uma área do campus será destinada à instalação de um Centro de Educação Infantil para o atendimento da comunidade da Zona Leste.
Fonte: Prefeitura de S. Paulo