Os segurados do INSS não terão mais de percorrer grandes distâncias dentro de São Paulo para tirar dúvidas sobre os serviços e benefícios da Previdência Social.
A Prefeitura e o instituto estão negociando a implantação de pequenos pontos de atendimento, sem perícia médica e sem concessão de benefícios, nas subprefeituras.
“A ideia é começar o mais breve possível nas subprefeituras mais afastadas onde não existe posto do INSS, como Cidade Tiradentes, Perus, Jaçanã e Parelheiros”, disse o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que fez o pedido de ampliação do atendimento ao presidente do INSS, Mauro Hauschild.
Na última quarta-feira, o INSS deu início às negociações com a Prefeitura. O acordo pode levar um posto de tira-dúvidas do INSS a cada uma das 31 subprefeituras da cidade.
As sedes das subprefeituras oferecem cerca de 150 serviços fixos à população, nas chamadas praças de atendimento, além de palestras e cursos eventuais.
“Às vezes, o segurado tem uma dúvida simples e acaba gastando tempo e dinheiro indo até um posto do INSS. Na subprefeitura, ele poderá levar os seus documentos e descobrir se pode ou não se aposentar”, afirmou o deputado. A previsão é de que os primeiros postos comecem o atendimento aos segurados no próximo ano.
Desde julho, o INSS está testando o projeto Previdência Aqui, com minipostos de informações no Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).
Telefone /Atualmente, os segurados do INSS podem tirar dúvidas e acompanhar a resposta do pedido de benefício pela central de atendimento 135 do INSS (que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h) ou então pelo site: www.previdencia.gov.br.
“Nem todo mundo tem computador com acesso à internet em casa e muitas dúvidas só podem ser solucionadas pessoalmente porque o trabalhador precisa mostrar a documentação que tem em mãos. O INSS precisa de mais opções de atendimento presencial numa cidade grande como São Paulo”, disse o deputado.
No Sul, dúvida gera 82% do movimento
A ideia de criar pequenos postos do INSS para tirar dúvidas sobre os benefícios surgiu em Porto Alegre (RS). Segundo o presidente do INSS, Mauro Hauschild, uma pesquisa feita na cidade apontou que 82% das pessoas que iam aos postos na capital gaúcha queriam apenas tirar dúvidas.
28
é o total de agências do INSS na capital
Previdência já abriu 24 postos em 2011
Neste ano já foram inauguradas 24 agências, segundo o plano de expansão do atendimento do INSS, em municípios co mais de 20 mil habitantes ainda sem postos da Previdência. A meta é chegar a 720 agências até o final de 2014.
Prefeitura atende e tira dúvidas pelo 156
Assim como o INSS, a Prefeitura tem um número de telefone, o 156, para esclarecer os tipos de serviços e os horários de atendimentos nas subprefeituras.
Endereços
Aricanduva/Vila Formosa
Rua Atucuri, 699, Vila Carrão, Telefone: 3396-0800
Atendimento das 8h às 17h
Butantã
Rua Ulpiano da Costa Manso, 201, Butantã
Telefone: 3397-4600
Atendimento das 8h às 17h
Campo Limpo
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59, Campo Limpo
Telefone: 3397-0500
Atendimento das 8h às 17h
Capela do Socorro
Rua Cassiano dos Santos, 499, Jardim Clipper
Telefone: 3397-2700
Atendimento das 8h às 17h
Casa Verde
Avenida Ordem e Progresso, 1.001, Ponte do Limão
Telefone: 2813-3250
Atendimento das 8h às 17h
Cidade Ademar
Av. Yervant Kissajikian, 416, Vila Constância
Telefone: 5670-7000
Atendimento das 8h às 17h
Cidade Tiradentes
Estrada do Iguatemi, 2.751, Cidade Tiradentes
Telefone: 3396-0000
Atendimento das 8h às 17h
Obs.: Não oferece Bilhete
Único para idosos e deficientes
Ermelino Matarazzo
Av. São Miguel, 5.550, Ermelino Matarazzo
Telefone: 2048-6585
Atendimento das 8h às 17h
Obs.: Não oferece Bilhete
Único para idosos e deficientes
Freguesia do Ó/Brasilândia
Av. João Marcelino Branco, 95, Freguesia do Ó
Telefone: 3981-5000
Atendimento das 8h às 17h
Guaianases
Rua Prof. Cosme Deodato Tadeu, 136, Guaianases
Telefone: 6557-7099
Atendimento das 8h às 17h
Ipiranga
Rua Lino Coutinho, 444, Ipiranga
Telefone: 2808-3600
Atendimento das 8h às 17h
Itaim Paulista
Av. Marechal Tito, 3.012
Itaim Paulista
Tel: 2561-6064
Guia do bairro Itaquera
R. Augusto Carlos Bauman, 851, Itaquera
Telefones: 2944-8626
Atendimento das 8h às 18h
Jabaquara
Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314
Telefone: 3397-3200
Atendimento das 8h às 18h
Jaçanã/Tremembé
Av. Luis Stamatis, 300, Jaçanã, Telefone: 3397-1000
Atendimento das 8h às 18h
Lapa
Av. Luis Stamatis, 300, Lapa, Telefone: 3397-1000
Atendimento das 8h às 18h
M’Boi Mirim
Av. Guarapiranga, 1.265, Jd. São Luiz
Telefone: 3396-8400
Atendimento das 8h às 18h
Obs.: Não oferece Bilhete Único para idosos e deficientes
Mooca
R. Taquari, 549, Mooca Telefone: 2292-2122
Atendimento das 8h às 18h
Parelheiros
Avenida Sadamu Inoue, 5.252, Jd. dos Álamos
Telefones: 5926-6500
Atendimento das 8h às 18h
Obs.: Não oferece Bilhete Único para idosos e deficientes
Penha
R. Candapuí, 492, Penha, Telefones: 3397-5100
Atendimento das 8h às 18h
Perus
Rua Ylídio Figueiredo, 349, Perus
Telefone: 3396-8600
Atendimento das 8h às 18h
Pinheiros
Avenida Nações Unidas, 7.123, Pinheiros
Telefone: 3095-9595
Atendimento das 8h às 18h
Pirituba/Jaraguá
Rua Luiz Carneiro, 193, Telefone: 3993-6844
Atendimento das 8h às 18h
Obs.: Não oferece Bilhete Único para idosos e deficientes
Santana/Tucuruvi
Avenida Tucuruvi, 808, Tucuruvi
Telefone: 2987-3844
Atendimento das 8h às 18h
Santo Amaro
Praça Floriano Peixoto, 54, Santo Amaro
Telefone: 3396-6100
Atendimento das 8h às 18h
Obs.: Não oferece Bilhete Único para idosos e deficientes
São Mateus
Av. Ragueb Chohfi, 1.400, ?São Mateus
Telefone: 3397-1100
Atendimento das 8h às 18h
São Miguel Paulista
Rua Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76, São Miguel Paulista
Telefone: 2297-9200
Atendimento das 8h às 18h
Sé
Rua Álvares Penteado, 49, Centro
Telefone: 3397-1200
Atendimento das 8h às 18h
Vila Maria/Vila Guilherme
Rua G. Mendes, 111, Vila Maria
Telefone: 2967-8100
Atendimento das 8h às 18h
Vila Mariana
Rua José de Magalhães, 500, Vila Clementino
Telefone: 3397-4100
Atendimento das 8h às 18h
Vila Prudente
Avenida do Oratório, 172
Tel: 3397 0800
Atendimento das 8h às 18h
Confira os serviços
CONFIRA OS SERVIÇOS
As 31 subprefeituras da capital oferecem cerca de 150 serviços diferentes para os paulistanos. Em parceira com o INSS, as subprefeituras também terão postos de informações sobre os benefícios da Previdência Social
Emissão de alvarás e licenças
Solicitação de reparos e manutenção de vias
Soliciatação de limpeza de córregos e rios
Solcitação de limpeza e conservação de espaços públicos
Consulta de processos administrativos
Horários da operação cata-bagulho
Pedido de construção de muro de arrimo
Pedido de vistoria e fiscalisação de mesas e cadeiras instaladas irregularmente em via pública
Pedido de fiscalização de obra pública
Cursos e palestras
Pedido de recuperação de boca de lobo
Emissão de bilhete único para deficientes e idosos.
Fonte: Diário de S. Paulo