O Hospital Santa Marcelina em Itaquera iniciou-se com a aquisição, em 1958, da chácara Santo Antônio, em Itaquera, em princípio, destinada ao atendimento de irmãs idosas e doentes.
Mais tarde, decidiu-se aliar a este trabalho a constituição de uma obra social. Todo o empenho inicial esteve sob a responsabilidade da superiora Sophia Marchetti, idealizadora da obra e primeira administradora do hospital.
História Hospital Santa Marcelina Itaquera
Nos primeiros anos, um pequeno grupo de irmãs se dedicava à evangelização das crianças do bairro, às famílias pobres e aos trabalhadores da construção do hospital.
Ofereciam assistência básica, médica e de enfermagem, num pequeno ambulatório, montado na ex-moradia do caseiro.
Em 1961, conclui-se a obra do hospital pelo engenheiro-arquiteto, Domingos Marchetti, irmão da Superiora Sophia Marchetti, e a região Leste de São Paulo passou a contar com um atendimento de saúde adequado às necessidades dos moradores.
No decorrer dos anos o hospital se manteve fiel à sua missão e ao seu carisma, promovendo a vida, a saúde e a dignidade dos doentes e dos pobres e formando pessoas para o serviço dos semelhantes.
Na data da inauguração, o hospital contava com 150 leitos, um pequeno laboratório de análises clínicas, uma sala de parto, duas salas de cirurgias e duas salas de emergência.
Como recursos humanos, contava com sete médicos, 30 funcionários e 20 irmãs, sendo que elas executavam a maior parte dos serviços, além de cuidar dos doentes.
Enquanto se construía o hospital, a Congregação preparou as irmãs que nele atuariam, profissionalizando-as na administração, enfermagem, serviços técnicos, medicina, etc.
Hoje, o Hospital Santa Marcelina é o maior serviço de saúde da Zona Leste de São Paulo, um dos quatro hospitais de grande porte da cidade atendendo a população regional e de outros estados.
Ainda oferece transplantes de órgãos, medula óssea e tratamentos avançados de câncer.
É também importante centro de ensino e pesquisa mantendo 42 programas de Residência Médica e de especialização.
Hospital Santa Marcelina Itaquera SUS
Filantrópico, mantém 87% de seu atendimento dedicado ao Sistema Único de Saúde – SUS. Os pacientes têm acesso à medicina de alto nível em todas as especialidades, nas áreas diagnósticas e terapêuticas.
Hospital Santa Marcelina Itaquera Convênios
Referência no país para casos de alta complexidade em diversas doenças. Tem 720 leitos para atendimento ao SUS, convênios e particulares, sendo 77 voltados à terapia intensiva em estrutura comparável aos melhores centros médicos do país.
Hospital Santa Marcelina Itaquera Trabalhe Conosco
Temporariamente a inserção e envio de currículos será feita via e-mail para: curriculo@santamarcelina.org
Horário de Atendimento Hospital Santa Marcelina
- Plantão 24 horas
Endereço e Telefone Hospital Santa Marcelina em Itaquera
- Rua Santa Marcelina, 177, Itaquera – São Paulo – SP
- Telefone: (11) 2070-6000
Outras informações, exames e site:
- Mais informações: www.santamarcelina.org
- Veja outros Hospitais e Postos de Saúde em São Paulo » clique aqui
Morei ai em itaquera,e precisei deste hospital e agradeço a atenção e o carinho das irmãs.Obrigado.Por tudo,