AES Eletropaulo instala estação em Itaquera para prever chuvas

A AES Eletropaulo anunciou hoje a instalação de 11 estações meteorológicas para prever com antecedência e precisão os locais que serão mais atingidos pelas chuvas de verão na região metropolitana de São Paulo. De acordo com a concessionária, que atende 24 municípios da área, incluindo a capital paulista, as estações contam com tecnologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para captar informações, via satélite, sobre a possibilidade de ocorrência das chuvas de verão.

O objetivo é direcionar equipes de emergência compostas por eletricistas para as regiões atingidas pelas chuvas com, pelo menos, duas horas de antecedência. Os equipamentos vão funcionar nos bairros de Vila Formosa,bairro Cambuci, Limão, Vila Medeiros, guia do bairro Guaianases, guia de Itaquera e Santo Amaro, na capital paulista, e nas cidades de Barueri, Embu, Ribeirão Pires e Santo André.

De acordo com o diretor executivo de Operações da AES Eletropaulo, Sidney Simonaggio, os três últimos verões registraram um volume mais intenso de chuvas que a média, o que motivou a concessionária a adotar novas ações para este período do ano. “Vamos nos colocar à frente das condições climáticas”, disse, ao ressaltar que os sistemas de monitoramento disponíveis, como o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da cidade de São Paulo, não conseguem prever com antecedência nem precisar com exatidão os locais onde as chuvas vão cair. “Com as novas estações, nós vamos estar lá, onde a chuva for ocorrer antes que ela caia, evitando problemas de trânsito que dificultam a chegada das equipes”.

A concessionária anunciou investimentos de R$ 242 milhões até 2012 para a melhoria dos serviços, dos quais R$ 122 milhões serão destinados para o aumento das equipes de emergência. Neste ano, a empresa treinou 580 novos eletricistas, dos quais 360 farão parte das equipes de emergência que atuarão entre dezembro deste ano e março de 2012. Com as 353 que já existem hoje serão 473 equipes, com três eletricistas cada, para atuar nos próximos meses, totalizando 1.419 profissionais.

De acordo com Simonaggio, porém, nos dias e momentos mais críticos a companhia vai deslocar equipes de manutenção, construção, poda e novas ligações para o atendimento emergencial, que contará, então, com 805 equipes e 2.415 eletricistas. A empresa também contará com dez turmas especializadas na remoção de árvores de grande porte, para auxiliar nos trabalhos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.





Equipamentos inteligentes

A AES Eletropaulo anunciou também a instalação de equipamentos inteligentes em seu sistema. Até o fim deste ano, 5 mil chaves-fusíveis serão substituídas por seccionalizadores e serão 10 mil até o fim de 2012. Também até o fim deste ano a companhia vai instalar 1.500 religadores no sistema. Até o fim de 2012, serão 3 mil distribuídos nos 1.700 circuitos da empresa na região metropolitana de São Paulo.

Os aparelhos servem para restabelecer automaticamente o sistema quando ocorre uma interrupção temporária, como no caso de um galho de árvore que cai mas não fica preso na fiação. No caso de defeitos permanentes, como ruptura dos cabos, eles interrompem a transmissão de energia apenas no trecho atingido. Os aparelhos serão instalados prioritariamente nos locais onde há maior concentração de pessoas e clientes. A AES Eletropaulo ainda aumentou de 15 para 21 o total de bases operacionais, elevando a cobertura na região metropolitana.

Para informar queda de energia por meio do telefone, o consumidor vai esperar menos, segundo a companhia. O tempo de espera foi reduzido de 50 segundos para 11 segundos com a ampliação do call center da empresa, que passou a contar com 550 posições de atendimento. Nos dias críticos, serão 850 posições e um total de 2.600 atendentes para receber as chamadas durante 24 horas por dia. Em dias normais, segundo Simonaggio, a companhia recebe 38 mil chamadas, número que chega a se multiplicar por 30 em dias críticos de chuva.

O atendimento eletrônico também será ampliado e passará a atender 54 mil chamadas por hora, bastando informar o número do CPF para informar uma ocorrência de forma eletrônica. O atendimento via SMS poderá receber até 100 mil mensagem diariamente. Neste caso, o cliente deverá enviar uma mensagem para o número 27373 com a palavra “luz” e o número do CPF.

Os eletricistas passarão a trabalhar com 1.300 computadores de mão, e não mais por voz, via rádio. A concessionária ainda vai disponibilizar três agências móveis para atender à população nos locais mais atingidos pela chuva. Nesses locais, consumidores poderão solicitar indenização por danos elétricos, novas ligações e segunda via de conta.

Fonte: Portal Veja





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