Para quem tem de atravessar a pé, o perigo aumenta, já que no meio da confusão muitos motoristas desrespeitam as sinalizações e as faixas de pedestres. “ Os motoristas não respeitam as faixas de pedestre e isso acontece diariamente”, reclama o estudante Dimas Daniel Dantas, que mora na Cohab 2. O cruzamento fica próximo de dois pontos de ônibus e de um hipermercado e o movimento de pedestres também é grande.
O taxista Sebastião Ângelo da Silva, que possui um ponto próximo ao cruzamento, reclama da faixa de pedestre que está muito próximo do cruzamento. “A faixa de pedestre está muito próxima do cruzamento entre as avenidas Nagib Farah Maluf com a Professor João Batista Conti. Ficando muito perigoso para atravessar.”
Travessia monitorada
Por meio de sua assessoria de imprensa, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que, para melhorar a segurança, vai providenciar a implantação de grupos focais para travessia de pedestres. Sobre o semáforo, informou em nota que “o cruzamento da Avenida João Batista Conti com a Avenida Nagib Farah Maluf é equipado com semáforos e as faixas de pedestres existentes estão posicionadas no local de melhor visibilidade, onde existe o desejo de travessia (continuação da calçada).”
Placa com aviso de radar deixa de ser obrigatória
Motorista pode ser multado por excesso de velocidade onde não existir alerta da presença do equipamento
Sem fazer alarde, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou resolução acabando com a obrigatoriedade de instalação de placas de aviso de controle de velocidade próximas de radares. Agora, motoristas podem ser multados por excesso de velocidade em vias que não indicam a existência de radares.
Segundo a assessoria do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a exigência, que estava em vigor desde 2006, foi derrubada por sugestão da Polícia Rodoviária Federal. A polícia entende que a obrigatoriedade atrapalhava o uso de radares nas rodovias.
O fim das placas de aviso de radares está previsto na resolução 396, publicada no “Diário Oficial”. O Contran decidiu excluir trecho de deliberação anterior do órgão, que tornava obrigatória “a utilização, ao longo da via em que está instalado o aparelho, equipamento ou qualquer outro meio tecnológico medidor de velocidade, de sinalização vertical”.
A partir daí, os órgãos estaduais de trânsito podem ou não instalar placas de aviso. A medida dependerá dos interesses das administrações locais.
Sem o uso obrigatório das placas, as polícias poderão aumentar a aplicação de multas durante a operação de fiscalização de trânsito iniciada na semana passada na chamada Operação Verão, que vai até o período do Carnaval.
Fonte: Diário de S. Paulo
Sou moradora da COHAB II há 30 anos, desde que nascí. Posso dizer que o semáforo nesse cruzamento até existe, mas não é inteligente, precisa ser aquele semáforo de fases, uma fase para os carros que querem ir reto, outra fase para aqueles que querem fazer a conversão e o semáforo de pedestres, que lá não existe. No cruzamento da Av Nagib Farah Maluf com a Alfredo Ricci (onde eu moro) também estamos com dificuldades para atravessar a rua pois o movimento de carros e onibus por alí aumentou muito depois da Nova Radial e nada foi feito. Muitas pessoas fazem corrida e caminhada nessa região e temos muitos atropelamentos por excesso de velocidade. Estamos sendo esquecidos pelas autoridades de transito. É um absurdo!