Criado em julho pelo estudante Pedro Lima Salomão, de 15 anos, o blog Itaquerão ao Vivo – que acompanha em tempo real as obras do estádio do Corinthians, em Encontra Itaquera, na Zona Leste de São Paulo – transformou-se em site com o mesmo nome, ganhou câmera nova mais potente e já armazena 220 gigas de imagens da construção. Tudo graças a uma “vaquinha” realizada por frequentadores da página. Na tarde de quinta-feira (20), durante o anúncio pela Fifa de que São Paulo sediará a abertura da Copa do Mundo de 2014, cerca de 200 frequentadores do chat hospedado no site entraram no ar para comemorar.
“Fiquei feliz que seja aqui”, afirmou Pedro. “De certa forma, a gente já sabia”, disse o webdesigner César Carlos Souza, de 37 anos, encarregado de operar os equipamentos que transmitem para corintianos em vários países as imagens do estádio. “Muita gente entrou para ver. A gente comemorou com eles aqui”, afirmou. O chat é moderado por frequentadores selecionados, encarregados de evitar abusos.
Financiada no início apenas pelo pai de Pedro, o engenheiro civil Reinaldo Pelaes, de 42 anos, a central de monitoramento do estádio do Corinthians conquistou internautas no Brasil e em outros 23 países, entre os quais Estados Unidos, Japão, Portugal, Argentina, Espanha e até Finlândia.
Fonte: G1