A Defesa Civil Municipal decretou nesta quarta-feira (2) estado de atenção e de alerta a deslizamentos de terra 25 áreas de São Paulo. A determinação é para prevenir enchentes – a cidade é atingida por temporais desde o começo desta semana.
Em estado de atenção, o órgão municipal inseriu 16 bairros: Aricanduva/Formosa, Guaianases, Itaquera, Itaim Paulista, Mooca, São Miguel Paulista, São Mateus, Vila Prudente, na zona leste; Butantã e Lapa, na zona oeste; Campo Limpo, Capela do Socorro, Ipiranga e Jabaquara, na zona sul; e Casa Verde e Freguesia do Ó, na zona norte.
Em estado de alerta para deslizamento de terra, estão Jaçanã, Tremembé, Vila Maria, Vila Guilherme, Pirituba, Jaraguá, Perus, Santana e Tucuruvi, na zona norte; Ermelino Matarazzo, Penha e Cidade Tiradentes, na zona leste; e Parelheiros, na zona sul.
Casas interditadas
Além das áreas, a Defesa Civil interditou 26 casas no quarteirão da rua Belchior de Ordas, na Vila Guilherme, zona norte da capital.
De acordo com a assessoria de imprensa, a medida é preventiva – uma casa desabou na noite de terça-feira (1º) em decorrência das chuvas que atingem a cidade.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), há risco de maiores volumes de chuva entre o fim desta quarta-feira (2) e principalmente na quinta-feira (3).
Uma área de baixa pressão atmosférica gera instabilidades no interior do Estado, que se deslocam para a Grande São Paulo, provocando os temporais.
Fonte: R7