A escola de samba Pérola Negra e Escola de Samba Leandro de Itaquera conquistaram na noite da última terça-feira (12), em apuração no Sambódromo do Anhembi, as duas primeiras posições no Grupo de Acesso e irão desfilar no Grupo Especial do carnaval da cidade de São Paulo em 2014. A Pérola terminou com 269,6 pontos, contra 269,2 pontos da Leandro.
O presidente da Pérola Negra, Edilson Casal, atribuiu o campeonato à comunidade do bairro da Vila Madalena e ao carnavalesco André Machado. Em 2012, a escola foi rebaixada do Grupo Especial. Ele não considerou injusto o rebaixamento após uma apuração tumultuada.
“Não me sinto injustiçado. Me sinto realizado por fazer um trabalho e voltar para o Grupo Especial. Eu tinha que mostrar na pista e nós mostramos”, disse Casal. O presidente lembrou que foi decisivo consertar os erros de harmonia e evolução que sempre prejudicaram a agremiação. “Subimos com garra na avenida, fazendo um carnaval de [grupo] especial no acesso”.
Chorando, seu Leandro, presidente da escola no bairro de Itaquera, comemorou a vaga. “É uma felicidade muito grande. Ganhamos por causa do trabalho e da garra de voltar ao Grupo Especial. No ano da Copa, a Leandro de Itaquera, que representa o maior bairro do Brasil, tinha que estar no Especial”, afirmou. As duas escolas se apresentam nesta sexta-feira (15) no desfile das campeãs.
Confusão com notas
Durante a apuração, o jurado Carlos César, que avaliava o quesito alegoria, não atribuiu nota à escola Camisa Verde e Branco. A apuração chegou a ser interrompida por cerca de dez minutos após o protesto de integrantes da agremiação. A mesa apuradora, então, leu o regulamento, que prevê que seja dada à escola a maior nota atribuída naquele quesito no lugar da nota não recebida. Com isso, a Camisa Verde em Branco levou um 10 no lugar da nota faltante.
O problema se repetiu no quesito samba-enredo. A Pérola Negra ficou sem uma nota atribuída pelo jurado João Luís. Com isso, também foi atribuída a nota 10.
Enredos
No desfile deste ano da Pérola Negra, a agremiação que venceu o Acesso retratou a peça “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Segundo o carnavalesco André Machado, levar a história para a avenida era um velho sonho. “Estava engavetado havia oito anos. Então apresentei para a Pérola Negra neste ano e toparam, pois é fácil, barato e oportuno”, disse.
A Leandro de Itaquera, que ficou na 2º colocação, perdeu o compositor Ronald Elias Balvetti, o Xixa, que morreu horas antes do desfile. A agremiação foi buscar nas suas origens a inspiração para seu enredo, “O leão guerreiro mostra sua força! É a garra e a bravura do negro, no quilombo Leandro de Itaquera”. A escola homenageou o negro e toda a sua herança cultural no país. “A escola foi fundada por negros, então queremos preservar a tradição do carnaval com esse tema. A palavra-chave é resistência negra, desde a escravidão até hoje”, disse o carnavalesco Rodrigo Cadete.
Fonte: G1