A chuva que atingiu São Paulo na tarde desta terça-feira (12) deixou toda a cidade em estado de atenção. A zonas sul e sudeste foram as últimas regiões a decretar o estado, às 18h12. As regiões oeste, centro e marginal Pinheiros entraram em estado de atenção, às 17h55. As zonas norte, leste e marginal Tietê já haviam decretado a situação por volta das 17h35.
A situação é decretada pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) quando há risco de alagamentos na cidade. De acordo com o CGE, a cidade registrava três pontos de alagamento transitáveis: na avenida Sumaré, na Lapa, zona oeste, na avenida Alcântara Machado, na Mooca, região leste, e na avenida Guarapiranga, em Santo Amaro, na zona sul.
Segundo informações de moradores, foi observada queda de granizo no município de Osasco às 17h45.
Segundo o CGE, choveu forte entre as zonas norte, oeste e leste, principalmente entre os bairros bairros de Pirituba, Jaraguá, Lapa, Butantã, Itaquera, São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Guaianazes, Cidade Tiradentes e São Mateus. Nas demais regiões da capital, chovia moderadamente. Na Grande São Paulo, chovia forte em Guarulhos, Caieiras, Franco da Rocha, Ferraz de Vasconcelos e Arujá.
Conforme previsão do CGE, a tendência era de que as chuvas migrassem para outros pontos da cidade, mas no decorrer da noite, novas instabilidades provoquem chuvas generalizadas, que se estendem até a madrugada.
Aeroportos
Por volta das 18h30, o aeroporto de Congonhas estava aberto para pousos e decolagens, mas desde as 18h operava por instrumentos. Dos 183 voos programados para esta terça-feira, oito atrasaram em mais de uma hora, três estavam atrasados e 12 foram cancelados.
O aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, estava aberto para pousos e decolagens e opera visualmente desde que foi aberto nesta terça. Dos 159 voos domésticos programados, 14 atrasaram em mais de uma hora, seis estavam atrasados no horário e oito foram cancelados. Entre os 66 voos internacionais, quatro atrasaram em mais de uma hora e cinco foram cancelados.
No mesmo horário, o aeroporto do Campo de Marte estava aberto para pouso e decolagem e operava visualmente.
Trânsito
Apesar da chuva que atingia a capital paulista nesta terça-feira, o trânsito estava abaixo da média para o horário, com 77 km de lentidão. A pior situação era na avenida 23 de Maio, no sentido aeroporto, com mais de 8 km de lentidão, do viaduto João Julião da Costa Aguiar até a ponte da Bandeira. Em outro trecho da avenida, o motorista encontrava trânsito da ponte Bandeira até a viaduto República Árabe da Síria.
A CET registrava ainda a queda de uma árvore de médio na rua Manaias, por volta das 18h07. Uma faixa da esquerda e a calçada foram interditadas. Não havia informações de vítimas.
Segundo a CET, São Paulo tinha 13 semáforos apagados nesta tarde, por volta das 19h. O órgão registrava ainda, no mesmo horário, dez semáforos piscando no amarelo.
Fonte: R7