VII Festival Cine Favela traz panorama do cinema periférico latino americano para Itaquera

A Sala de Cinema da Subprefeitura de Itaquera, exibirá, nesta sexta-feira (9/11), nas sessões das 10h e das 15h, uma sequência de filmes do 7º Festival Cine Favela – Panorama do Cinema Periférico Latino Americano. O público poderá ter acesso aos filmes realizados por produtores independentes de países como Colômbia, México, Argentina, Paraguai, Chile e Brasil e que, na grande maioria não encontram espaço de difusão nos principais festivais de cinema.

O Festival Cine Favela é o principal evento dedicado exclusivamente à difusão de filmes de todos os gêneros e formatos produzidos por ONGs, associações, coletivos e periferias do Brasil e do mundo. O festival é uma realização do Sesc-SP em parceria com a Associação Cine Favela e produção da empresa Muk. Em suas seis edições ininterruptas, já exibiu mais de 400 títulos, beneficiou 300 jovens com suas oficinas de cinema e atraiu mais de 50 mil pessoas em suas atividades, transformando-se, assim, em um dos maiores Festivais de Cinema Periférico do mundo.

América Latina

O festival deste ano, que ocorre de 20 de outubro a 12 de novembro de 2012, tem com tema central a América Latina, com o objetivo de integrar as periferias do continente, propondo reflexões e novos olhares sobre problemas comuns.

O festival ampliará seu alcance, levando as atividades para as comunidades de Heliópolis, Paraisópolis, Cidade Tiradentes, Capão Redondo e Itaquera, que, juntas, somam mais de 900 mil pessoas. Será levado também às estações do Metrô, escolas públicas, entidades de reabilitação e unidades da rede Sesc-SP.





Programação em Itaquera

Diário do último Homem
(Colômbia – 24’)
Direção: Jorge Caballero Produtora: Gusano Films e Senal Colômbia Sinopse: Em um futuro remoto, quase no final dos tempos, Balthar, o último ser humano, revisa em seu diário a situação protagonizada pela humanidade em diferentes etapas da história do Universo.

Quixote e Martin Fierro
(Uruguai – 12’)
Direção: Maria Eugenia Mendez Produtora: Independente Sinopse: Uma batida entre dois automóveis em um cruzamento chama a atenção da polícia e dos curiosos, mas ninguém parece notar onde ocorreu o verdadeiro incidente.

Cohab
(Brasil – 9’) Direção: Lincoln Péricles Produtora: Astúcia Filmes Sinopse: Um dia no meu prédio: o horizonte, as crianças, os amigos e os blocos.

A Nuvem
(Argentina – 12’)
Direção: Paulo Pécora Produtora: Rioabajo Sinopse: Nas ruas de Havana, uma nuvem de incertezas paira sobre uma mulher abandonada.

Pano de Fundo
(Chile – 19’)
Direção: Carlos Araya Diaz Produtora: Cine Via e Universidade Arcis Sinopse: Victor, um estudante de teatro, investiga sobre o escritor Enrique Lihn, que foi preso em 1983 pela ditadura por ler o poema Câmara da Tortura em pleno Paseo Ahumada. Hoje, 28 anos depois, Victor repete o ato para questionar a aparente modernidade do Paseo e o que ele esconde.

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





Deixe seu comentário