O Instituto da Oportunidade Social (IOS) acaba de firmar convênio com a Secretaria da Educação do Estado de SP com o objetivo de oferecer cursos gratuitos de capacitação profissional aos estudantes de ensino médio da rede pública e às pessoas com deficiência. Serão abertas 750 vagas para o segundo semestre de 2013, na Capital e Grande São Paulo.
A partir de junho, instrutores e técnicos do IOS realizarão visitas em escolas localizadas em áreas de grande vulnerabilidade social, nas regiões do bairro de Santana (Zona Norte de SP), Jardim Ângela (Zona Sul), Itaquera (Zona Leste), Sumaré (Zona Oeste); além de Carapicuíba (Grande SP) e Diadema (ABC paulista).
São oferecidas 300 horas de treinamentos semestrais, compartilhando conhecimentos e acesso às tecnologias de gestão mais utilizadas no mercado brasileiro. Os treinamentos abrangem Gestão Administrativa em Tecnologia, Folha de Pagamento, Automação Comercial e Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM). O conteúdo das aulas inclui, ainda, Regras de Negócios, Softwares de Gestão, Pacote Office, Comunicação e Expressão e Cálculo Matemático.
“Nossa missão é capacitar, oferecer ações socioeducativas e reforço escolar que ajudam a melhorar a postura dos novos profissionais dentro do ambiente corporativo. Conduzimos, ainda, discussões e reflexões sobre temas como diversidade cultural, meio ambiente, políticas públicas e protagonismo”, informa Alecsandra Neri, líder Pedagógica do IOS.
Público-alvo
Podem concorrer a uma das vagas jovens entre 15 e 24 anos da rede pública – que estejam estudando ou concluindo o ensino médio – e que queiram ingressar no mercado de trabalho. Cursos e treinamentos para pessoas com deficiência física, auditiva e visual parcial, a partir de 16 anos, são oferecidos exclusivamente pelo Núcleo IOS, em Santana (Zona Norte de SP).
Nos 15 anos de serviços à sociedade, o IOS capacitou mais de 20 mil profissionais para o mercado de trabalho. A ONG conta com a contribuição financeira de organizações como a Totvs – sua maior mantenedora – e com parcerias com a IBM, GRSA, Accesstage, Oxfort, Hochtief, Certisign e outras. Além disso, diversas entidades beneficentes, parcerias, cedem espaços físicos para o projeto continuar, custeando gastos fixos de infraestrutura. Atualmente o IOS mantêm 20 unidades em funcionamento no Brasil e uma em Angola.
As inscrições para cursos no bairro de Itaquera estarão abertas de 1º/07/2013 a 02/08/2013. Informações sobre endereços das unidades podem ser obtidas pelo site do IOS ou pelos telefones: 11 2503-2617 ou 2503-2618.
Fonte: Portal Uol