Parceria firmada nesta segunda-feira entre a prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo viabilizará a obra do Complexo Viário do Polo Institucional de Itaquera, na Zona Leste de SP. Na cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, na Zona Sul de São Paulo, autoridades assinaram a primeira nota de serviço para a implantação do Complexo. O município investirá no projeto R$ 132,3 milhões, que se somarão aos R$ 345,9 milhões provenientes do Estado.
No evento também foi anunciada a licitação das alças de ligação entre as avenidas José Pinheiro Borges (Nova Radial) e Jacu-Pêssego, avaliadas em R$ 75 milhões. Outra novidade será a construção da maior passarela de São Paulo, com valor estimado em R$ 19 milhões. O dispositivo terá extensão de 185 metros, vão livre de 110 metros e será usado por torcedores a caminho do estádio do Corinthians, sede da abertura da Copa de 2014. As obras serão executadas pelo Estado e caberá ao município promover as desapropriações, obras de compensação ambiental e o plano de comunicação da região.
Com a assinatura da nota do serviço para as obras do complexo viário, serão iniciados os trabalhos de mobilização do canteiro de obras, sinalização e instalação de placas de aviso de intervenções. A parceria garante a realização dos seguintes serviços:
1 – Nova avenida da ligação Norte-Sul, entre a Avenida Itaquera e a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos;
2 – Nova avenida de ligação entre a Av. Norte-Sul e a Av. Miguel Inácio Cury;
3 – Adequação Viária da ligação entre a Av. Miguel Inácio Cury e a Estação Corinthians-Itaquera;
4 – Adequação viária da Radial Leste nas proximidades da Estação Corinthians-Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho.
O Complexo Viário Pólo Itaquera vai implementar uma nova dinâmica ao bairro, beneficiando diretamente os cerca de 2,4 milhões de habitantes do extremo Leste da cidade. Além da melhoria do tráfego, o desenvolvimento local poderá equilibrar a relação moradores/postos de trabalho, diminuindo o fluxo de moradores que se deslocam para outras regiões da cidade diariamente para trabalhar e/ou estudar.
Fonte: Prefeitura de São Paulo