A Prefeitura de São Paulo concluiu a licitação para o prolongamento da radial Leste de Itaquera até Guaianases. A obra será executada ao custo de R$ 131 milhões pelo Consórcio Pontal Leste, liderado pela Construtora OAS. Após a assinatura do contrato, no início de fevereiro, o grupo terá dois anos para entregar o novo trecho, antes da Copa de 2014.
O prolongamento da radial Leste é considerado fundamental para atrair empresas e melhores serviços para o extremo da zona leste, uma das regiões mais carentes da capital. A obra ganhou mais importância recentemente, após a cúpula da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o prefeito Gilberto Kassab (DEM) escolherem o futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, como sede paulistana do mundial.
O projeto prevê cerca de 3,5 km de novas pistas para a região. Também estão previstos dois viadutos já perto de Guaianases, com 350 m de extensão cada um. Eles farão a ligação entre a avenida José Pinheiro Borges (radial Leste) com a rua Salvador Gianetti, “servindo de ligação entre os bairros de Itaquera e Guaianases e o município de Poá”, informou por meio de nota a Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana).
Além dos viadutos, também estão previstos alças de acesso, uma terceira faixa em um trecho já entregue da radial Leste, dois pontilhões e uma ligação entre o bairro da Penha e a estação do Metrô Artur Alvim. Os responsáveis pela obra também precisarão fazer a canalização do córrego Verde.
Fonte: R7