A Subprefeitura de Itaquera preocupada com o bem estar das pessoas, disponibiliza a prática chinesa do Lian Gong em sua sede, localizada à Rua Augusto Carlos Bauman, 851, Encontra Itaquera, toda terça-feira, às 10 horas.
A técnica terapêutica realizada na Subprefeitura é composta por 18 exercícios que previnem e tratam os problemas respiratórios, tendinite, disfunções orgânicas e o estresse. “Essa prática corporal tem o objetivo de tratar e prevenir síndromes dolorosas e disfunções dos órgãos internos, pois associa conhecimentos científicos à indução da circulação do Chi (energia vital)”, explica a monitora, Ivanete Garcia Miranda.
A sessão dura em média 30 minutos, e já conta com mais de 18 pessoas inscritas. A inscrição é gratuita e qualquer um pode participar. Os exercícios são orientados desde novembro do ano passado pela servidora aposentada, Ivanete Garcia Miranda e pela servidora e fisioterapeuta Camila Bispo Biasi.
O Subprefeito de Itaquera, professor formado em educação física, apoia a iniciativa, segundo ele “é fundamental para a vida das pessoas o exercício contínuo de atividades físicas que além de contribuir com o bem estar também proporciona uma melhor qualidade de vida”.
O Lian Gong foi criado nos anos 70, pelo médico ortopedista chinês Zhuang Yuan Ming e tem como objetivo prevenir e tratar doenças dos ossos e das articulações. Esses males são frequentes na vida moderna, e através da técnica de alongamento e ginástica é possível trabalhar a coluna e fortalecer os músculos e tendões. “Por apresentar excelentes resultados para a saúde, tem sido recebido muito bem pelas pessoas”, afirma a fisioterapeuta, Camila Biasi.
Temos como exemplo a moradora Maria da Silva, 64 anos, que ao chegar na Subprefeitura encontrou um grupo de pessoas realizando a técnica terapêutica, ficou curiosa e começou a participar. Logo na primeira sessão a Dona Maria sentiu os resultados “achei maravilhoso os exercícios, como tenho artrite, o médico recomendou a prática de mais exercícios. Agora que fiquei sabendo dessas sessões de terapia vou procurar participar sempre. Eu cheguei com uma dor na coluna e já me sinto melhor”, ressaltou a moradora.
Fonte: Prefeitura de S. Paulo