Sub Itaquera inicia plano de ação de combate a incêndio

A Prefeitura de São Paulo criou o programa de prevenção e combate a incêndios em áreas consideradas de risco na cidade. O PREVIN foi criado após um mapeamento de 50 pontos realizado pelo Corpo de Bombeiros. O trabalho feito numa comunidade do Jardim Aeroporto, na Zona Sul, servirá como modelo. Pelo cronograma, o programa será implantado nos 50 pontos prioritários até o final de 2012.

Caberão as subprefeituras a tarefa de articular com os diversos parceiros locais: representantes das comunidades; Corpo de Bombeiros; Sabesp; AES Eletropaulo, a implementação do plano de prevê entre outras ações: alargamento de ruas, retirada de “gatos” de energia elétrica, instalação de extintores e hidrantes e a criação de brigadas de combate a incêndios. Também serão adotadas medidas para evitar a propagação do fogo, como o afastamento de edificações e a criação de rotas de fugas.

Em consonância com o programa, a Subprefeitura de Itaquera realizou uma reunião explicativa sobre o PREVIN, com a participação do subprefeito; o coordenador de Defesa Civil da Sub Itaquera, Américo Kikuta; e representantes da Sehab (Secretaria Municipal de Habitação); GCM – Guarda Civil Metropolitana; Guarda Ambiental; e diretoria regional de Educação de guia Itaquera, que atuará na divulgação de panfletos explicativos aos alunos da rede municipal.

Entre os assuntos discutidos, o papel dos zeladores comunitários, que ficarão com a responsabilidade de coordenar a brigada de incêndio formada por moradores que serão treinados pela Prefeitura, AES Eletropaulo e os Bombeiros que darão palestras e cartilhas sobre prevenção de incêndios.





O subprefeito abriu a reunião falando da importância do PREVIN para Itaquera e do momento que considera propício para dar início às ações.

“Temos em Itaquera 53 assentamentos precários, mas duas comunidades, em especial nos causam preocupação pela grande quantidade de casas de madeira, Zorrilho e Maria Luiza Americano. Por isso, escolhemos essas duas para darmos início ao programa na região. E o momento é oportuno porque estamos saindo do período de chuva e entrando na estiagem, época que costuma surgir focos de incêndio”, disse.

O coordenador de Defesa Civil da Subprefeitura de Itaquera, Américo Kikuta, detalhou algumas ações que serão realizadas pelo PREVIN e falou sobre a sistematização do programa. “É uma ação integrada, que envolve diversas áreas da Prefeitura e do Estado. A Eletropaulo vai entrar porque a maior causa de incêndios em favelas é o famoso “gato” (ligação clandestina de eletricidade). Pretendemos acabar com isso e regular os pontos de energia.

A Saúde, com o PSF (Programa Saúde da Família) que vai até a casa das pessoas, poderá ajudar passando também orientações sobre prevenção de risco de incêndio e a secretaria das Subprefeituras que fará cartilhas informativas explicando os cuidados com os manejos do botijão de gás, velas e benjamim, ligações clandestinas de energia, etc. Com a supervisão do Corpo de Bombeiros, que colocará os extintores, a Sabesp ajudará na questão dos hidrantes”.

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





Deixe seu comentário